cursos

CURSOS IPROCESS EDUCATION



A iProcess Education oferece uma proposta diferenciada de capacitação e formação em BPM (Business Process Management) e SOA (Service Oriented Architecture), com um conteúdo robusto e preparado para atender a diversidade de público que atua na Gestão de Processos.

Nossos instrutores atuam no dia-a-dia de projetos, o que possibilita uma rica experiência de troca de ideias e apresentação de casos reais relacionados ao conteúdo apresentado.

A iProcess é uma das consultorias de processos mais premiadas no Brasil, com duas medalhas de ouro e uma de prata na principal premiação internacional de casos de excelência em aplicação de BPM (WARIA Workfow/BPM Awards).

Nossos cursos de BPM e BPMN são apresentados por instrutores certificados pela ABPMP (Association of Business Process Professionals) com titulação CBPP (Certified Business Process Professional). O conteúdo programático de nossos cursos foram aprovados pela ABPMP-Brasil e estão alinhados ao Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK®)..

  • iPE00 - Ciclo BPM: Da estratégia à medição

    O grande desafio na adoção de uma Gestão por Processos de Negócios está em mover a organização rumo a processos controlados e monitorados para gerar benefícios reais na adoção desta disciplina de gestão organizacional.

    Este programa intensivo foi preparado para atender às organizações que desejam conhecer as etapas e desafios envolvidos ao longo de todo o ciclo de Gestão por Processos - da modelagem e melhoria de processos à automação e medição. Com duração de cinco dias, o ele é formado por três cursos que fornecem uma visão completa de todo o Ciclo BPM:

    - iPE01 - Modelagem de Processos de Negócio
    - iPE02 - Melhoria e Otimização de Processos
    - iPE03 - Modelagem de Processos para Automatização

    Participe deste programa e desenvolva os conhecimentos necessários para compreender e vencer os desafios da adoção da Gestão por Processos de Negócio.

  • iPE01 - Modelagem de Processos de Negócio

    A modelagem de processos é uma atividade fundamental para empresas que precisam identificar, analisar, otimizar e gerenciar os seus processos de negócio.

    Através do planejamento de ações de modelagem e do uso de técnicas e ferramentas de levantamento de processos, este curso ensina você a levantar, modelar e documentar os processos da sua organização.

    Destaques do programa: Fundamentos de BPM, arquitetura de processos e cadeia de valor, priorização de projetos de revisão de processos, planejamento de ações para modelagem de processos, técnicas e ferramentas de levantamento de processos, estudo de BPMN descritivo e melhores práticas para modelagem de negócio.

  • iPE02 - Transformação e Otimização de Processos

    Provocar mudanças e inovação nos processos é um dos grandes objetivos da Gestão por Processos. Este curso desenvolve os conceitos e técnicas necessários para a realização de um diagnóstico que aponte as dificuldades enfrentadas e as oportunidades de melhoria que viabilizarão a transformação do processo para uma visão futura que entregue resultados de alto valor agregado com maior eficiência e eficácia.

    Participe deste curso e desenvolva conhecimentos para ir além da documentação dos processos, analisando, melhorando e inovando a implantação de processos mais eficientes com a alto retorno do investimento.

    Destaques do programa: Como conduzir projetos de análise e melhoria de processos, os indicadores como orientadores da transformação, a importância do foco do cliente, coleta e análise das informações e rupturas, ferramentas e melhores práticas, simulação de processos, desenvolvimento da visão futura do processo e avaliação do retorno do investimento (ROI) na implantação das melhorias do processo, priorização, planejamento e implantação da visão futura do processo.

  • iPE03 - Modelagem de Processos para Automação

    Implantar processos conforme a visão futura obtida na fase de melhoria e otimização pode exigir mudanças que impactam os sistemas de informação. Em geral, o processo definido como entrada para esta etapa não contém todas as informações necessárias para que o analista de sistema avalie os impactos das mudanças e prepare o processo para a automação, revelando um gap entre a visão do processo pelo negócio e pela TI. Além disso, a análise do uso da tecnologia tende a agregar novas oportunidades de benefícios aos já identificados no redesenho do processo.

    Este curso ensina como analisar e documentar a visão futura do processo de modo a viabilizar que as melhorias sejam planejadas e implantadas pela área de TI, gerando ganhos ainda mais significativos com a aplicação dos recursos tecnológicos certos.

    Destaques do programa: Apresentação das tecnologias de apoio à automação de processos, benefícios da automação de processos, mapeamento e gestão de indicadores, automação de processos com e sem o uso de BPMS, identificação de melhorias com o uso da tecnologia, análise do retorno do investimento (ROI) para justificar os ganhos ao automatizar o processo, transformação e detalhamento do processo TO BE para automação, homologação e testes de um processo automatizado, monitoramento do processo, introdução para seleção de plataforma de BPM.

  • iPE04 - Mapeamento de Processos com BPMN 2.0

    BPMN é a notação utilizada pelas principais ferramentas do mercado por seu grande poder de expressão. A notação BPMN 2.0 oferece um conjunto de elementos que possibilitam documentar processos para diferentes públicos da organização em níveis de detalhe que podem atender das necessidades de negócio até as de automação.

    Este curso ensina a criar diagramas de processos, com exemplos práticos e casos reais, e utilizar todo o potencial de BPMN 2.0 em conformidade com a especificação oficial da OMG, um conhecimento aplicável a qualquer ferramenta de mapeamento de processos.

    Destaques do programa: Estudo dos elementos e aplicação dos três tipos de diagramas de BPMN: Processo (Orquestração), Coreografia e Conversação, com apresentação e aplicação prática dos elementos e suas restrições, construção do estilo de modelagem, além de técnicas no uso da notação e melhores práticas na representação de processos de negócio.

  • iPE04ead - Mapeamento de Processos com BPMN 2.0 EAD (online)

    BPMN é atualmente a notação mais adotada pelas organizações para representar seus processos de negócio por ser clara e simples, porém com grande poder de expressão.

    Este curso, realizado no formato de EAD, ensina a criar diagramas de processos, com exemplos práticos e casos reais, e utilizar todo o potencial de BPMN 2.0 em conformidade com a especificação oficial da OMG - um conhecimento aplicável a qualquer ferramenta de mapeamento de processos.

    Destaques do programa: Estudo do diagrama BPMN de Processo (Orquestração) com apresentação e aplicação prática dos elementos e suas restrições, além das melhores práticas na representação de processos de negócio.

  • iPE05 - SOA - Arquitetura Orientada a Serviços

    Para organizações que precisam de uma TI mais ágil e preparada para as mudanças do mercado, a adoção de uma Arquitetura de Sistemas Orientada a Serviços (SOA) pode ser um fator estratégico - especialmente se aliada à iniciativa de gestão de processos. Este workshop apresenta os principais conceitos de SOA, os desafios da sua implantação e o estreito relacionamento que existe entre SOA e BPM.

    Destaques do programa: Apresentação dos principais conceitos referentes à arquitetura orientada a serviços, tecnologias e padrões e a importância de uma Governança SOA.

  • iPE06 - Desafios dos Processos de Integração

    Integrar as informações distribuídas em seus sistemas é uma necessidade das empresas que desejam viabilizar a execução de processos de negócio mais ágeis. Desenvolver processos de integração, contudo, tem particularidades e pontos de atenção que os distingue do desenvolvimento tradicional. Participe deste curso e entenda os desafios, as etapas e as preocupações desses tipo de processos.

    Destaques do programa: Apresentação dos principais desafios dos projetos de integração de sistemas, com estudos sobre a modelagem de dados, definição arquitetural, projeto de componentes e estimativas em projetos de integração.

  • iPE07 - BPM: Transformando o negócio através da gestão por processos

    Neste workshop repleto de exemplos e de cenários de aplicações da disciplina de BPM, apresentamos todo o ciclo de vida da gestão por processos, discutindo as etapas de modelagem, análise, desenho, implantação e monitoramento, mostrando os principais desafios enfrentados de modo a apoiar os participantes a ultrapassar as barreiras de um primeiro projeto de BPM na organização. Participe deste workshop e faça um upgrade da visão de BPM, obtendo os argumentos que precisa para implantar este tipo de iniciativa dentro da sua organização.

    Destaques do programa: Fundamentos da gestão por processos, o Ciclo de Vida BPM - da modelagem e redesenho à automação e medição, visão geral sobre projetos de inovação em processos a visão Outside-in: o Foco do cliente, modelando processos com BPMN 2.0 descritivo, gerenciando o negócio através dos processos, estratégias para a venda interna de projetos de BPM, desafios dos primeiros projetos de BPM e apresentação de estudos de caso.

  • iPE08 - Workshop de Seleção de Plataformas de BPM

    A escolha de uma plataforma de BPM é sem dúvida uma das mais difíceis decisões de compra de tecnologia atualmente. O grande número de produtos ofertados, os diferentes tipos de recursos oferecidos, a pouca experiência das empresas sobre esse tipo de ferramenta e as mudanças constantes nos fornecedores fazem deste mercado único. Somente um processo de seleção que considere os fatores técnicos, metodológicos e culturais adequados à realidade da organização pode evitar o risco de aquisições inadequadas, podendo gerar economia significativa para sua empresa.

    Participe deste workshop e prepare-se para conduzir este processo com segurança.

    Destaques do programa:Apresentação dos componentes típicos das plataformas de BPM e suas funcionalidades, discussão sobre erros comuns na escolha deste tipo de produto, apresentação de um processo de seleção estruturado já aplicado em clientes com uma planilha contendo centenas de critérios de avaliação de plataformas de BPM, avaliação das principais soluções presentes no mercado brasileiro e recomendações para elaboração de RFPs e editais.

  • Cursos de Ferramentas

    Oracle BPM (in company)
    Prepare seu time de análise e desenvolvimento de TI a implementar soluções de processos de negócio explorando toda a robustez do Oracle BPM, através da utilização dos componentes de tarefas de serviço, de usuário, de regras de negócio, controles de eventos e coleta de informações de desempenho, para oferecer ao negócio muito mais controle, proatividade e gerenciamento sobre os processos da organização.


    Oracle BAM (in company)
    Prepare sua equipe para criar painéis de monitoramento da atividade do negócio utilizando o Oracle BAM e explore toda a sua capacidade de disponibilizar as informações certas para o negócio, criando mecanismos proativos de gerenciamento dos processos com base nos indicadores de desempenho da organização.


    Oracle BPEL (in company)
    Capacite seu time para implementar soluções de integração de processos usando o Oracle BPEL, preparando a camada de integração de serviços da sua organização para atender com agilidade as demandas do negócio.


    Bizagi BPM Studio (em breve, in company)
    Leve os modelos de processos da sua organização para o próximo passo, preparando sua equipe de desenvolvimento a utilizar todo o potencial do Bizagi BPM Studio na criação de soluções de gerenciamento ágeis e inovadoras.


process { education }


clientes
iProcess - Soluo em tecnologia

Maiores informações

Porto Alegre . RS . Brasil

Rua Washington Luis 820 sala 301
Centro . CEP 90010-460

+55-51-3211.4036 +55-51-4063.6263
2011 IPROCESS Todos os direitos reservados. All rights reserved.